Tradutor Google

sábado, 1 de novembro de 2014

Hoje, pequenos Aprendizes, Amanhã Futuros Mestres


Hoje, pequenos Aprendizes, Amanhã Futuros Mestres


Nas crianças, todo o seu ser se expressa de uma forma natural e espontânea, e todos os seus sentidos ainda estão bem ligados a natureza. Mas, a uma determinada idade não podemos negligenciar o que foi dado a elas como transição, o senso de imitação, que faz parte do seu crescimento e progresso. O senso de imitação faz com que elas possam acompanhar os exemplos de outros, ou acompanhar os adultos em algumas tarefas, sejam elas de curta duração, como 5 minutos, 10 minutos e assim por diante.
Cada um de nós, pais e educadores, podemos criar dezenas de situações, desde as mais simples e insignificantes, seja nos afazeres domésticos, rurais ou comerciais.
Seguem aqui alguns casos, apenas para facilitar a ilustração:
-lavar, carregar, enxugar, dobrar, selecionar grãos;
-plantar, colher, carregar, classificar, embalar;
-contar, auxiliar no caixa, inventário, cadastrar, etc.
Sempre haverá tempo para conciliar os estudos, lazeres e tarefas, possibilitando a descoberta e o desenvolvimento de várias habilidades pessoais, enriquecendo o seu espírito, com vivências e compreensão.
Ao atingir a idade adulta, terá todas as condições para continuar colaborando e edificando uma obra muito maior, sem dificuldades para estender seus braços aos quatros cantos, que estarão sustentados pelas virtudes de todo o aprendiz, que é a humildade. Outrora, quando as crianças davam atenção para ouvir algo de outros, essas virtudes possibilitavam fazer toda a diferença, quando se tornassem adultos.
O Dar e Receber, uma Lei da Criação hoje tão menosprezada, mas de suma importância para o destino de cada um.
Ter algo a oferecer, poder prestar um auxílio, colaborar, compreender os outros são sinônimos de riqueza interior, muito diferente daqueles que não possuem nada a oferecer, os quais procuram viver apenas pedindo, se servindo dos outros, ou só exigindo.
Cinco minutos aqui, cinco minutos ali é muito mais interessante do que crescer sem aprender nada, durante toda a vida.
Devemos dar noções e condições para aproveitar este dom que foi presenteado a elas, o senso de imitação, para que agora, como Pequenos Aprendizes, venham a ser no futuro aqueles colaboradores ou aqueles Mestres Construtores, isto sim, creio ser um bom alvo para cada Pai e Educador.                            
                                                                             

                                                          Escrito por: Yoshio Nouchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário